País

Brincadeiras dentro de casa

O seu gato adora conjugar brincadeira e caça, mas também de oportunidades para explorar o seu território. Ter sítios em casa para o seu gato trepar proporciona-lhe estímulos e uma forma de exercício físico, mesmo sem outro tipo de brinquedos. Arranhadores e estruturas para trepar são também ótimas sugestões.

Apanha-me se puderes

Os gatos costumam incentivam os donos a correr atrás deles. Alguns fazem isto todos os dias a determinada hora – geralmente à noite, quando estão mais despertos. Se o seu gato passar por si a correr e se esconder atrás dos cortinados, corra atrás dele, espreite por detrás da cortina e observe-o. É provável que fuja para se esconder noutro local e fique à espreita. E assim começa a brincadeira!

Busca!

Alguns gatos gostam de correr atrás de objetos tal como os cães – o seu gato pode ser um deles! Mesmo que não seja, é natural que aprecie uma versão felina desta brincadeira normalmente associada aos cães. Eis o que pode fazer:

• Pegue num brinquedo pequeno e leve de que o seu gato goste particularmente
• Chame pelo seu gato e mova o objeto com a mão para cima e para baixo
• Deixe que o seu gato veja que se está a divertir com o brinquedo dele
• Mantendo o brinquedo à vista, sente-se numa cadeira e atire o objeto, de modo a que caia perto do seu gato e deixe-o brincar
• Quando perceber que o seu gato está a ficar farto do jogo, chame-o e volte a pegar no objeto
• Na mesma posição sentada, volte a atirar o brinquedo para junto do seu gato
• Repita esta atividade durante cerca de 10 minutos, duas vezes por dia – com sorte, o seu gato vai começar a tomar a iniciativa de lhe trazer o objeto para brincar

Quando o seu gato já tiver prática no jogo, pode começar a introduzir outras variantes.  Por exemplo, experimente atirar o objeto para trás dos móveis para despertar o seu instinto de caçador!
Consentimento do Cookie