País

Tudo sobre a erva-dos-gatos

Poucas coisas deixam um gato tão excitado como a erva-dos-gatos. Esta planta incentiva o seu gato a brincar, fazer exercício e promove o seu bem-estar físico de um modo geral. Mas porque é que a erva-dos-gatos atrai os felinos e como pode usá-la para manter o seu gato feliz?

O que é a erva-dos gatos?

A erva-dos-gatos – também conhecida como nêveda, erva-gato ou gatária – é uma planta herbácea da família da hortelã. As propriedades medicinais desta planta são usadas para tratar problemas de saúde desde o tempo dos romanos. Mais recentemente, tem sido usada em chá para ajudar a digestão. E os gatos não se cansam dela!

Todos os gatos reagem à erva-dos-gatos?

Não. Nem todos os gatos são sensíveis a esta planta. No entanto, a maioria fica extremamente excitada quando a erva está nas proximidades. Até os felinos em estado selvagem gostam de desfrutar do efeito desta planta.

Quanto tempo dura o efeito?

A excitação do gato costuma durar apenas alguns minutos. Depois disso, o gato habitua-se à substância presente na planta que provoca a reação inicial. Durante cerca de uma hora o gato fica imune ao efeito da planta e, findo este período, o gato volta a ficar sensível aos efeitos da erva!

A erva-dos-gatos é completamente segura?

A erva-dos-gatos não causa dependência, por isso não representa qualquer risco, mesmo que o seu gato mastigue as suas folhas. Pode inclusivamente comprar brinquedos, biscoitos e cobertores impregnados com o aroma ou com sabor a erva-dos-gatos.

A erva-dos-gatos é útil?

Pode usar esta planta como ferramenta de treino para manter o seu gato saudável, sem que ele perceba que está a fazer exercício. Experimente aplicar um pouco de erva-dos-gatos no arranhador – dessa forma, vai incentivar o seu gato a afiar as unhas e a morder o arranhador e não a sua poltrona! Além disso, estará a desencorajar os maus hábitos, recompensando, ao mesmo tempo, o seu bom comportamento.

Posso cultivar erva-dos-gatos em casa?

Claro que sim! A erva-dos-gatos é uma planta barata e muito fácil de cultivar – pode comprar uma embalagem com sementes em qualquer loja da especialidade. É uma espécie perene, o que significa que pode ter uma colheita todos os anos, desde que o inverno não seja muito rigoroso.

A melhor altura para a plantar é no início da primavera, de preferência num local exterior com bastante sol. As plantas costumam crescer bastante, por isso deixe cerca de 25 cm entre cada vaso. As sementes devem começar a germinar no prazo de duas semanas depois de plantadas. Deixe-as crescer até começarem a ficar em flor – que é sinal de que é tempo de serem colhidas!

Colher a erva-dos-gatos

Quando a planta começar a dar flores, corte-a a uma distância de cerca de 20 cm do solo e retire as folhas do ramo. Deite fora os ramos e espalhe as folhas num tabuleiro e deixe secar – pode dispô-las em camadas até atingir uma altura máxima de cerca de 8 ou 10 cm.

Coloque o tabuleiro num local bem ventilado, longe do alcance do seu gato! Passado umas semanas, as folhas ficam quebradiças e lascadas … e prontas para levar o seu gato ao êxtase!
Consentimento do Cookie