País

Levar o seu gato ao veterinário

Por natureza, o seu gato é um animal solitário e independente. Tal como os outros felinos, o seu gato está habituado a cuidar de si, contudo, às vezes, precisa de uma ajudinha. É por isso que é importante consultar o seu veterinário, caso tenha dúvidas sobre a saúde dele.

Tenha sempre por perto os dados de contacto do veterinário, com informações incluindo o horário de funcionamento da clinica e instruções sobre o que fazer em caso de emergência fora do horário de funcionamento. Lembre-se que, mesmo que não possa levar o seu gato ao veterinário, este pode aconselhá-lo por telefone.

Prevenção

Se pensa que o veterinário vai anestesiar o seu gato, evite dar-lhe de comer ou beber antes da consulta e, mesmo sendo uma emergência, contacte o veterinário antes de sair. Assim, ele vai poder preparar-se para a sua chegada.

Viagem confortável

Para segurança do seu gato, é importante mantê-lo acondicionado durante a viagem. A solução mais indicada é usar uma caixa de transporte com fechadura. Se não tiver uma caixa de transporte, utilize uma caixa de cartão. Faça alguns orifícios na caixa para ventilar e feche-a para evitar que o seu gato saia.

É normal que se preocupe com o conforto do seu gato durante a viagem, mas é importante não colocar demasiadas coisas dentro da caixa – arrisca-se a deixar pouco espaço para o gato! Uma camisola velha ou algumas folhas de papel de jornal são suficientes.

Seja para uma consulta de rotina ou uma emergência, o mais importante é manter a calma. Use palavras tranquilizadoras e dê ao seu gato um brinquedo de que ele goste, para que este se sinta o mais confortável possível.

Consentimento do Cookie