País

Problemas de saúde comuns em gatos seniores

À medida que o seu gato vai envelhecendo, é natural que as visitas ao veterinário se tornem mais frequentes. Ao realizar check-ups regulares em casa – juntamente com muito amor e atenção, claro! – vai poder identificar fatores de risco e tratá-los, se necessário.


Problemas de saúde frequentes

Em baixo, encontra-se uma lista das doenças mais comuns nos gatos mais velhos:

• Problemas do trato urinário
• Problemas cardíacos
• Problemas nas articulações
• Cataratas
• Problemas de saúde oral


Olhos e ouvidos

Examine os olhos do seu gato para verificar se está a desenvolver cataratas – que se identifica por um embaciamento no cristalino do olho. Se o seu gato tiver cataratas, os seus olhos perdem a transparência e a visão fica turva. À medida que se vão agravando, as cataratas vão provocando problemas de visão que podem conduzir à cegueira.

O passar dos anos também pode afetar a audição do seu gato. Sendo um caçador nato, o gato tem uma audição apurada, portanto esteja atento a quaisquer mudanças no seu comportamento.

Mesmo que o seu gato perca a visão ou a audição, pode continuar a ter uma vida saudável e feliz. Mantenha a sua casa livre de potenciais perigos e obstáculos, tentando evitar todas as situações que possam ser problemáticas para ele.


A dentição

Nos últimos anos de vida, o seu gato pode desenvolver problemas gengivais, mau hálito e, inclusivamente, pode perder alguns dos seus afiados dentes de caçador. Se estiver preocupado com a saúde oral do seu gato, pode ser necessário submetê-lo a uma intervenção cirúrgica – no entanto, em gatos idosos, isto é desaconselhado.

Pode ajudar a aliviar o desconforto gengival dando-lhe uma alimentação húmida como Whiskas® Saquetas 7+. Como alternativa, experimente mergulhar o seu alimento seco num pouco de água para ter uma consistência mais mole e fácil de mastigar.
Consentimento do Cookie