País

Horas de dormir

Os gatinhos adoram dormir. Na realidade, a maioria dos gatos consegue dormir em qualquer lugar, uma média de 13 a 16 horas por dia. A razão é simples: a carne é rica em energia e dormir após as refeições permite aos gatos conservar essa energia.

Por isso, da próxima vez que apanhar o seu gatinho a dormir uma sesta, lembre-se que não é sinal de preguiça. A sua pequena bola de pelo está a comportar-se como os outros felinos no seu habitat natural, a recuperar energias e a preparar-se para a sua próxima caçada!

Ao amanhecer e anoitecer

No estado selvagem, os felinos costumam ser mais ativos de madrugada e à noite, e é comum dormirem a meio do dia, durante as horas de calor intenso. As primeiras horas da manhã e da noite são a melhor altura para caçar - as presas estão mais ativas e a visão dos gatos é mais apurada.

O seu gatinho comporta-se exatamente da mesma forma, por isso é natural que o veja mais ativo de madrugada ou imediatamente antes do sol se pôr. Se deseja passar algum tempo com ele durante estes períodos de maior energia, brinque com o seu gatinho de manhã cedo ou antes de anoitecer.

Temperatura corporal

Os gatos muito pequenos não conseguem controlar a temperatura do seu corpo tão bem como os adultos. Para o ajudar a manter a temperatura corporal, os gatinhos enroscam-se em torno da mãe e dos irmãos. É por isso que muito gatinhos – e gatos mais velhos – adoram sentar-se ao seu colo.
Consentimento do Cookie