País

Interior ou Exterior?

Será que o seu gatinho é de interior ou de exterior? Ao compreender os seus instintos naturais, conseguirá garantir que ele tem uma vida feliz onde quer que ande.

Território Natural

No mundo exterior, o território de um gato é, normalmente, dividido entre um local mais pequeno em que o gato habitualmente passa o seu tempo, e um com alcance mais alargado para a caça. A sua casa será esse tal local mais pequeno. Caso o seu gatinho não tenha permissão para sair de casa, o seu alcance mais longo irá apenas atingir os limites das áreas que pode percorrer. Caso possa ir até à rua, o alcance mais longo poderá ser maior do que aquele que você pensa! Neste caso, o seu território será determinado pela disponibilidade de comida e territórios de outros gatos.

Gatinhos de Exterior

Se tiver um gatinho de exterior, o seu pequeno caçador não terá escassez de estímulos. Ele marcará o seu próprio território usando árvores e outros pontos de observação para fazer a patrulha, arranhando e perfumando tudo para uma melhor identificação.

Apesar de ser verdade que este ambiente – que oferece ao seu gatinho oportunidades naturais de caçar, trepar e explorar – pode, por vezes, ser perigoso, lembre-se que o seu gatinho tem um poderoso instinto de sobrevivência. Portanto, mesmo se ele ficar fora de casa durante algum tempo, não se preocupe!

Identificação

Se deixar o seu gato sair à rua, assegure-se que ele possui uma coleira adequada com uma chapa identificativa. Além disso, fale com o veterinário sobre a inserção de um micro-chip – isto irá ajudar a identificar o seu gatinho na eventualidade de ele se perder.

Acontecimentos ocasionais

Tempestades com trovoada, fogo de artifício e festas barulhentas podem ser assustadoras para um pequeno gatinho. Se souber da existência de alguma destas ocasiões junto à sua casa, mantenha o seu amigo felino em locais seguros.

Perigos em casa

Manter o seu gatinho sempre em casa significa que não precisa de se preocupar com o mundo exterior. Mesmo assim, o seu pequeno explorador caseiro pode meter-se em problemas! Os gatinhos mais curiosos adoram aventurar-se em locais como lareiras, chaminés, janelas sem parapeito, fogões, máquinas de lavar e secar. Verifique regularmente esse tipo de locais e, se puder, mantenha-os fechados se não estiverem a ser usados.

Mantenha-o entretido

Os gatinhos caseiros precisam de mais estímulos. Dessa forma podem seguir os seus instintos naturais de brincar e caçar. Ofereça ao seu gatinho vários brinquedos, um bom poste arranhador, locais para trepar e uma caixa de areia impecável.
Consentimento do Cookie