País

Lambidelas

O seu gatinho adora passar um bom tempo a lavar-se – na realidade, dedica-se a esta atividade durante várias horas por dia. As lambidelas que vai repetindo ao longo do dia são tão úteis para a sua higiene como agradáveis. Lamber o pelo ajuda a mantê-lo em boas condições, permite-lhe controlar os parasitas e fortalecer vínculos sociais.

É importante estar atento aos hábitos de higiene do seu gatinho. Se não os realiza com regularidade suficiente, pode ser um indício de que está doente. Por outro lado, lamber-se em excesso também pode ser prejudicial.

Lamber-se em excesso

Embora seja uma fonte de imenso prazer para os gatos, as lambidelas podem ser levadas ao extremo. O tédio ou a tristeza podem levar os gatos a lamberem-se em excesso, podendo conduzir à perda de pelo. Deve procurar a causa da ansiedade do seu gatinho e tomar as medidas necessárias. É ainda aconselhável consultar o seu veterinário para realizar um check-up de saúde rápido.

Bolas de pelo

Sabia que a língua do seu gato está coberta de pequenas “escovas”? Estas ajudam a remover os pelos soltos e manter o pelo em boas condições. No entanto, se o pelo ficar preso nestas “escovas”, o seu gatinho pode ter dificuldade em cuspi-lo ... acabando por engoli-lo. E, para os gatos, tudo o que entra no seu sistema, vai ter de sair!

Não é agradável ver o seu gatinho a cuspir bolas de pelo, mas não há razão para se preocupar – trata-se de um comportamento perfeitamente normal.
Consentimento do Cookie