País

Limpeza e higiene

O seu gatinho irá gastar grande parte do seu dia com lambidelas. Estas não o irão ajudar somente a cuidar do seu pelo, como também a controlar os parasitas e a reforçar laços sociais.

Começar cedo

As lambidelas são uma excelente forma criar laços afetivos com o seu gatinho, porque reproduzem as relações sociais entre a mãe e os seus filhotes. Tente incentivar o seu gatinho a desenvolver hábitos higiene desde cedo – quanto mais alimentar estes hábitos de comportamento, mais o irá compreender e desfrutar da sua companhia.

Brincar com a escova

É natural que o seu gatinho fique nervoso na primeira vez que o escovar. Ajude-o a relaxar deixando-o brincar com o pente e a escova – vai ver que rapidamente se habitua a eles. Escove o pelo suavemente, sobretudo na zona da barriga e áreas de difícil acesso, para que o seu gatinho se sinta confortável com esta rotina.

Como escovar o seu gatinho

Antes de começar a usar a escova ou o pente, passe algum tempo a fazer festas ao seu gatinho. Em seguida, escove o pelo desde a cabeça até à cauda, sendo particularmente cuidadoso na zona da cabeça. Examine o estado do pelo e da pele e procure por vestígios de pulgas ou parasitas. Depois, escove o pelo para remover os pelos mortos.

Uma confusão de nós

Desembarace o pelo com os dedos e remova-o antes de escovar o seu gatinho. Não se preocupe, uma vez que o pelo tenderá a ficar menos emaranhado se escovar o seu gatinho com frequência. Se o pelo tiver muitos nós, molhe um pano em água morna, torça-o e passe-o pelo pelo. É importante não usar sabonete, já que este pode irritar a pele do seu gatinho.

Olhos e ouvidos limpos

Quando acabar de escovar o seu gatinho, examine os seus olhos e ouvidos. Se verificar que os seus olhos estão lacrimejantes, limpe-os cuidadosamente usando um cotonete humedecido em água morna. Use um cotonete diferente para cada olho.

Se os ouvidos do seu gato estiverem obstruídos, limpe-os com um cotonete seco. Evite limpar as áreas do ouvido que não são visíveis nem introduza objetos no seu interior. Se verificar a presença de uma grande quantidade de cera de cor escura, consulte o seu veterinário.

Dentes fortes e saudáveis

Os dentes do seu gatinho devem estar limpos e livres de depósitos de comida e as gengivas devem ter uma cor rosa saudável. Examine a boca do seu gatinho com regularidade para que se habitue a esta rotina – assim será mais fácil escovar-lhe os dentes ou dar-lhe medicamentos.

Garras de classe

O seu gatinho adora arranhar tudo o que lhe aparece à frente – é um comportamento natural que o ajuda a caçar e a marcar o território com o seu odor. Um arranhador ajuda o seu gatinho a limar as garras, embora seja necessário cortá-las quando for um pouco mais crescido. Habitue-o à ideia tocando-lhes nas unhas desde pequeno. Dessa forma, ele vai colaborar mais facilmente quando for necessário cortar-lhes as unhas em adulto. O seu veterinário pode mostrar-lhe como pode fazê-lo. 
Consentimento do Cookie