País

Os instintos naturais do seu gato

Todos os donos fazem o que podem para tornar a sua casa o mais acolhedora possível para os seus gatinhos. A melhor forma de o fazer, é compreender os comportamentos deste pequeno felino.

Tal como os outros felinos, o seu gatinho é, por natureza, um caçador solitário. Ele acredita que é responsável pela sua própria sobrevivência e de que não precisa de outros gatos para se manter em segurança. Se conhecer este facto básico, depressa vai reconhecê-lo nos comportamentos e instintos naturais do seu gato.

Um entra e sai desenfreado

No estado selvagem, os felinos estão sempre atentos a potenciais situações de perigo. É por essa razão que o seu gatinho entra e sai a correr de uma divisão – ao fazê-lo, está a avaliar rapidamente a situação e a identificar possíveis perigos. Se o seu gatinho gosta de fazer isto, certifique-se de que a portinhola está desbloqueada ou que há uma porta aberta para o seu gatinho correr à vontade.

Estabelecer o território

Os felinos usam arranhadelas, odores e sons para detetar possíveis rivais e marcar o seu território. A marcação de território atua como um sinal para outros felinos, portanto tem ser repetida regularmente.

Em casa, o seu gatinho terá exatamente os mesmos hábitos e cabe-lhe a si deixá-lo expressar os seus instintos naturais sem causar demasiados estragos lá em casa. Experimente dar-lhe um arranhador ou um pedaço de carpete velha – são ótimas opções para manter o seu gatinho longe dos móveis!

Poleiros

No seu habitat natural, os felinos servem-se de poleiros para detetar intrusos e predadores, bem como para encontrar presas e locais de descanso. Prepare poleiros em casa onde o seu gato possa construir os seus locais de observação.

Esconderijos

No estado selvagem, a maioria dos felinos tem os seus esconderijos favoritos. Eles retiram-se para estes locais, quando precisam de descansar, quando estão assustados ou doentes. O seu gatinho costuma escolher os seus próprios locais de refúgio em casa, mas vai gostar ainda mais de si se lhe arranjar alguns poleiros com uma vista desobstruída.
Consentimento do Cookie