País

Preparar a chegada do gatinho

Agora que já escolheu o gatinho perfeito, está na altura de deixar tudo preparado para a sua chegada!

Lista de Compras

Tem aqui tudo o que precisa para deixar o seu novo gatinho feliz e confortável na nova casa:

• Uma resistente transportadora de gatos, forrada com uma toalha ou com uma almofada
• Recipientes para comida e para água
• Caixa de areia e uma pá, juntamente com um saco de areia para gato (Catsan tem o selo de aprovação da Whiskas)
• Comida para, pelo menos, uma semana
• Pelo menos, uma cama acolhedora para o gatinho
• Um arranhador robusto
• Uma escova de alisamento de pelo
• Brinquedos para gatinhos
• Contacto do veterinário local

Transportadoras de Gatos

Assegure-se que possui uma mala robusta para transportar o seu gatinho até casa em segurança e para depois poder viajar com ele. Habitue-o a ser transportado por essa mala – caso apenas a use como forma de transportar o seu gatinho até ao veterinário ele não irá aderir muito bem à ideia.

Uma boa forma de fazer isto é colocar a mala no meio da sala e deixá-la aberta. Introduza uma almofadinha ou uma manta para aconchegar. Ocasionalmente, você até pode dar um snack para estimular a curiosidade de seu gatinho!

Recipientes de comida e água

Os gatinhos mais pequenos encontram algumas dificuldades em comer a partir de tigelas muito fundas. Na verdade, a maioria dos gatos não gostam de comer a partir de tigelas fundas – as bordas altas interferem com os bigodes mais sensíveis. Use um prato mais raso ou até uma molheira.

Caixa de Areia

Prepare uma caixa de areia para o seu gatinho. Também pode vir a precisar de uma pá/colher para ajudar a remover o lixo criado pelo seu gatinho. Há vários tipos de areia para escolher. A Whiskas recomenda Catsan – tem boa absorção, controla o cheiro e não ensopa.

Comece por uma caixa pequena – as pernas pequenas do seu gatinho podem sentir dificuldades numa caixa que tenha bordas demasiado altas. Assegure que a caixa tem, pelo menos um lado mais baixo que ele consiga trepar. É uma boa ideia colocar uma folha de jornal por baixo da caixa – uma esteira também facilita a limpeza – para que os granulados que saiam fiquem lá agarrados.

Se tiver mais do que um gatinho, inicialmente eles ficarão felizes se partilharem a mesma caixa de areia. Mas lembre-se que eles precisarão de bandejas separadas com o avançar da idade.

Se o seu gatinho já estiver treinado a usar a caixa de areia como parte do processo de desmame, pode ficar descansado. No entanto, caso precise de uma pequena ajuda extra, pode encontrar mais detalhes no nosso artigo “Treino da Caixa de Areia”.

Comida do Gatinho

Devido ao facto dos gatinhos terem um crescimento muito acelerado, o seu mais recente amigo felino irá necessitar de mais gordura e proteína na sua dieta que um gato adulto. Ele também possui um estômago pequeno, o que significa que irá precisar de se alimentar num maior número de ocasiões, embora em quantidades mais reduzidas.

Assegure-se que alimenta o seu gatinho de forma completa e equilibrada – a comida para gatinhos da Whiskas [LINK] é especialmente concebida para fornecer o seu gatinho com toda a energia e nutrientes que ele necessita para se manter em forma e saudável até aos seus 12 meses de idade. Quando mudar a sua alimentação de gatinho para a de adulto, faça o desmame de forma gradual ao longo de 5-7 dias.

Lembre-se – alguns snacks e alimentos não são adequados para gatinhos muito novos. Confirme sempre o rótulo e as instruções de alimentação antes de comprar.

Jogos e Diversão

Todos os gatinhos precisam de brinquedos! Os brinquedos não são apenas ótimos para entreter – seja para si, seja para um gatinho – mas também são importantes para que eles se exercitem e se desenvolvam. Os gatos adoram brincar com tudo o que pareça uma presa, ou algo que se mexa de forma imprevisível. Um poste para arranhar também é uma boa ideia – algo que mantenha as suas garras longe das mobílias!

Os brinquedos para gatinhos não precisam de ser caros. É possível construir-se um belo “recreio” para os gatinhos fazendo apenas uns buracos num par de caixotes de cartão. Como bónus, o seu gatinho irá adorar o facto de poder transformar a caixa num local seguro e privado.

Outros exemplos de belos brinquedos feitos em casa são tubos de cartão, bolas de papel de jornal ou de casa de banho amassados, cilindros de algodão e cápsulas de plástico das garrafas. Nunca deixe o seu gatinho brincar com lã ou fios, sendo que tem de garantir que todos os brinquedos não são passíveis de ser engolidos.

Tente deixar algum espaço livre numa prateleira alta – os gatos e os gatinhos adoram poleiros onde possam observar o seu território. Os parapeitos das janelas também são especialmente populares – quanto mais velho o seu gato fica, mais ele quererá olhar para o exterior. Se os parapeitos da sua janela não são suficientemente grandes, pode comprar um poleiro para gatos fácil de instalar.

Finalmente em casa

Quando leva o seu novo gato até casa pela primeira vez, provavelmente ele estará nervoso por causa do novo ambiente. Não se preocupe – é perfeitamente normal. A sua casa estará repleta de vistas, sons e cheiros estranhos, portanto será necessário algum tempo até ele adaptar-se plenamente. Pode ajudá-lo a sentir-se mais seguro e confiante dando-lhe uma caixa de cartão ou um transportador de gatos sem porta que pode funcionar como uma pequena cave em que ele se pode refugiar-se para ficar mais calmo. 

Deixe o seu gatinho ficar num quarto ameno e tranquilo durante os primeiros dois ou três dias. Dê-lhe acesso facilitado à caixa de areia, aos recipientes de comida e água, a uma cama confortável e a alguns brinquedos para o manter entretido. Todas estas coisas irão ajudar o seu gatinho a adaptar-se melhor ao novo ambiente.

Nessa altura, é uma boa ideia levar o seu gatinho ao veterinário, para fazer um check-up e tratamentos para prevenir o aparecimento de pulgas e bichos e para fazer um plano de vacinação. Se possui mais animais de estimação, garanta que o veterinário faz esse check-up de saúde antes de entrar em contacto com os novos companheiros de casa. Pode descobrir todos os detalhes no nosso artigo “Visitar o Veterinário” [LINK]. 

Fale connosco sobre o seu gatinho

Agora é a sua vez! Conte-nos tudo sobre o seu gatinho. Entre em contacto connosco e partilhe as histórias de si e do seu gatinho no nosso Facebook.

Estamos à sua espera!
Consentimento do Cookie