País

O espírito independente do seu gatinho

Os grandes felinos confiam plenamente em si próprios para sobreviverem. O seu pequeno gatinho assemelha-se a eles. O seu instinto natural é de agir sozinho e ignorar o que os outros querem ou exigem dele.

Por esta razão, a visão de estrutura social e cooperação do seu gatinho é muito diferente da sua. Se quer que o seu gatinho aprenda, então tem de compreender as suas motivações. Enquanto que o seu espírito independente significa que não o pode treinar da mesma forma que um cão, continua a poder ensiná-lo a respeitar certas zonas da casa – e fazê-lo perceber que há algumas coisas que não gosta que ele faça!

Recompensar o seu gatinho

Tome atenção ao seu gatinho para ver o que o motiva. Talvez seja um saboroso snack. Talvez sejam muitos momentos de carinho e de colo. Ou ainda um belo dia de brincadeiras consigo. Pode usar tudo o que o seu gatinho gostar para recompensar e encorajar o bom comportamento. Mas lembre-se – os gatos ficam entediados rapidamente, portanto variar as recompensas irá também fazer que o seu gatinho aprenda coisas de forma mais rápida.

Temporize as recompensas

Uma recompensa apenas funcionará se o seu gatinho estiver a fazer o que pretende dele. Conseguir atingir o timing correto pode ser difícil, portanto tem de ser paciente. Como provavelmente sabe, não pode manipular o seu pequeno gatinho a fazer tudo o que ele não quer!

Reforço positivo

Se encontrar o seu gatinho em cima do balcão da cozinha e não queira que ele lá esteja, basta pegar nele gentilmente e afastá-lo dali. Guarde o seu elogio para quando o encontrar no chão. Outra forma de desencorajar o comportamento indesejado é distraindo-o – lembrando sempre de dar continuação com uma recompensa quando ele se comporta da forma que você quer.

Se ajudar o seu gatinho a aprender estas coisas desde cedo, ele rapidamente se tornará num gato bem-comportado, feliz e contente!
Consentimento do Cookie