País

Usar a caixa de areia

Tal como os seus primos felinos, o seu gatinho prefere fazer as suas necessidades num local privado. Por isso, é importante colocar a sua caixa de areia num local tranquilo e seguro, onde o seu gatinho possa fazê-lo sem ser interrompido ou observado.

Saber quando seu gatinho precisa de usar a caixa de areia

Vai ser necessário treinar o seu gatinho a usar a caixa de areia e pode fazê-lo de uma forma muito simples: pegue nele e coloque-o na caixa assim que perceba que o seu gatinho precisa de fazer as suas necessidades. Pode ainda colocá-lo na caixa de areia de manhã cedo, antes de se deitar ou após as refeições. Mantenha esta rotina até que o seu gatinho seja capaz de encontrar a caixa de areia sozinho usando o seu olfato e sentido de orientação. Para se certificar de que o seu gatinho está confortável, use uma caixa de areia que absorva os odores e não forme grumos, como Catsan®.

Manter a caixa de areia limpa

No seu habitat natural, os felinos são extremamente limpos e cuidadosos com a sua saúde, bebendo e comendo em locais diferentes daqueles em que faz as suas necessidades. O seu gatinho fará exatamente o mesmo, portanto é importante colocar a caixa de areia a alguma distância do local onde se encontra o bebedouro e o comedouro e limpar a caixa diariamente.

Acidentes acontecem

O seu gatinho tem tido pequenos acidentes? Estes podem dever-se a vários fatores:

• A caixa de areia está suja
• Precisa de atenção
• Sente que o seu território foi invadido
• Atingiu a maturidade sexual

Se os acidentes persistirem, consulte o seu veterinário.

Como limpar

Lave a área com água limpa e, depois, utilize uma solução diluída com 10% de detergente biológico em pó para eliminar os maus odores. É melhor evitar outros produtos, uma vez que muitos produtos de limpeza têm um odor semelhante à urina dos gatos e, ao usar estes produtos, poderá estar a incentivar os comportamentos que pretende evitar.

Recompensar as tentativas bem-sucedidas

Quando o seu gatinho usa a caixa de areia, não se esqueça de o elogiar – e um biscoito também pode ajudar. Desta forma, o seu gatinho vai passar a associar a caixa de areia a estímulos positivos. Precisa apenas de ser paciente com ele e incentivá-lo para que se ele habitue a esta rotina rapidamente.
Consentimento do Cookie