País

Esfregar-se e arranhadelas

No estado selvagem, os felinos são extraordinariamente independentes e não precisam de ninguém para sobreviver. O seu gatinho não é diferente. É por essa razão que ele envia sinais claros a outros gatos, a fim de evitar mal-entendidos e possíveis conflitos. Um dos sinais mais fortes é o odor.

Sensível a odores

O corpo do seu gatinho está programado para enviar e receber mensagens de odor. Tem inclusivamente um órgão especial na boca – chamado órgão de Jacobson – que usa para analisar os odores.

Esfregar-se

A sua bolinha de pelo adora esfregar o corpo em todo o tipo de objetos: portas, pernas de cadeiras, corrimões, árvores e até o dono! Este pode parecer um comportamento simples, mas, na realidade, é bem mais complexo do que parece. Ao esfregar o corpo em si, o seu gatinho está a reconhecer o seu estatuto e confirmar a sua relação social com ele, e, ao mesmo tempo, vai recolhendo e deixando importantes sinais através do odor.

Arranhadelas

Tal como os restantes felinos, o seu gatinho passa muito do seu tempo a afiar as unhas em objetos. Ao exibir este comportamento natural, ele está, na realidade, a realizar várias atividades ao mesmo tempo, incluindo:

• Manter as suas garras em bom estado
• Condicionar os músculos e tendões que mobilizam as suas garras
• Deixar sinais visuais para marcar o território
• Deixar sinais odoríferos através de glândulas especiais localizadas nas suas patas

Este comportamento é natural, mas nem sempre é bom para a sua mobília! Por isso, dê ao seu gatinho um arranhador para que ele possa seguir os seus instintos sem provocar danos lá em casa.
Consentimento do Cookie