País

Marcação com urina

No seu habitat natural, os felinos deixam sinais claros para marcar o seu território e evitar conflitos com outros felinos – algo que é importante, porque dependem somente deles próprios para se manterem longe dos perigos.

O seu gatinho exibe exatamente o mesmo tipo de comportamento e a marcação com urina, ou spraying, é uma das suas formas favoritas de estabelecer o seu território.

Comunicação inteligente

Quando caçam, os felinos raramente encontram outros felinos. Contudo, precisam que os outros conheçam os sítios por onde andaram e quando estão prontos para acasalar. Da mesma forma, o seu gatinho usa um sistema complexo de sinais odoríferos, a fim de assegurar que o seu território não tem demasiados gatos ou para manter outros gatos afastados – e marca várias vezes o seu território para que o seu odor se mantenha fresco.


Urina indesejada

Por vezes, urinar pode ser um sinal de que o seu gatinho se sente inseguro, sobretudo se acreditar que o seu território está sob ameaça. Se o seu gatinho urinar em locais indesejados, não se preocupe – há muitas coisas que pode fazer para prevenir este comportamento:

• Esterilize o seu gato para reduzir o seu desejo de marcar o território
• Evite usar produtos de limpeza com amónio e cloro – têm um odor semelhante à urina dos gatos, o que pode incentivá-los a marcar o território
• Evite limpar a urina enquanto o seu gatinho estiver por perto – removê-la pode causar stress ao seu gato
• Limpe a área afetada com 10% de detergente em pó orgânico diluído em água e vaporize com álcool
• Incentive o seu gato a brincar na área depois de limpa – para que ele se sinta mais seguro
• Se o problema persistir, consulte o veterinário
Consentimento do Cookie