País

Ronronar e chamadas de atenção dos gatinhos

Desde o clássico “miau” até a um largo espetro de ronrons e pequenos guinchos, o seu gatinho usa a sua voz natural para fazer uma grande variedade de sons – mais do que a maioria dos outros animais, de facto.  "Desde o clássico “miau” até a um largo espetro de ronrons e pequenos guinchos, o seu gatinho usa a sua voz natural para fazer uma grande variedade de sons – mais do que a maioria dos outros animais, de facto. Os gatos conseguem emitir cerca de 60 sons diferentes e, cada um deles, pode ser pronunciado com diferentes tons e intensidades, consoante o propósito. Mas, o que é que eles tentam comunicar consigo?

O clássico “miau”

Toda a gente conhece o “miau”. Gerado na sua laringe, o “miau” do seu gatinho é um pedido de ajuda ou chamada de atenção. Com o decorrer do tempo, o seu gatinho irá miar para transmitir um completo leque de estados de espírito e emoções, desde a simpatia e medo até ao descontentamento e raiva.

O chilrear

O seu gatinho pode chilrear como forma de fazer uma saudação amigável. Nem todos os gatinhos fazem isto – se o seu fizer, você poderá facilmente perceber que soa quase como se eles estivessem a falar consigo.

O ronronar

Como toda a gente sabe, um gatinho a ronronar é um gatinho feliz. Um gatinho recém-nascido irá ronronar para que a sua mãe perceba que ele está confortável e seguro. Ronronar é um som de contentamento e um gatinho inteligente irá usar esse som para receber ainda mais carinhos. E não temos qualquer dúvida que você irá ficar muito feliz por isso!

Pesquisas recentes indicam que os gatos também poderão ronronar em situações extremamente stressantes – parece que, atualmente, eles acalmam-se quando ronronam.

Comunicar com o seu gatinho

No mundo exterior, os gatos adultos raramente comunicam por sons, vocalizando apenas quando se preparam para um confronto ou para acasalar. Ao comunicar consigo, o seu gatinho mostra que ele já aprendeu o que as gerações anteriores de gatos já tinham aprendido – que a vocalização é uma bela forma de captar a atenção de um ser humano!

Quanto mais falar com o seu gatinho, mais ele o irá compreender e responder. Rapidamente irá reconhecer as chamadas dele e vice-versa. Portanto, comuniquem!
Consentimento do Cookie