País

Sinais de stress

Mesmo os gatinhos mais tranquilos podem ficar ansiosos. Se observar sinais de stress ou um comportamento pouco habitual no seu gatinho, fale com o veterinário – ele pode dar-lhe dicas e conselhos e, se necessário, recomendar-lhe um especialista em comportamentos de animais.

No entanto, importa lembrar que alguns comportamentos – como afiar as unhas e a marcação pelo odor – podem ser perfeitamente naturais, do ponto de vista do seu gato … embora não sejam aceitáveis para si!

Ansiedade

Se o seu gatinho se aninha no chão com uma linguagem corporal tensa e as pupilas dilatadas, pode ser sinal de ansiedade. Ele pode ainda arfar e lamber-se mais do que é habitual.

Comportamento agressivo e destrutivo

Se o seu gatinho, que é normalmente plácido e afetuoso, começar a mordê-lo e a arranhá-lo, pode ser sinal de que está aborrecido. Lembre-se de que os gatos são caçadores por natureza e, quando não se sentem estimulados, procuram instintivamente estímulos onde não devem. Podem ainda exibir estes comportamentos se sentirem que o seu território foi ameaçado.

Marcação do território em casa

Quando a sua rotina é alterada, ou se a família tiver um novo gato, é comum os gatos urinarem dentro de casa. Use um desinfetante diluído para remover o odor e coloque um comedouro perto do local onde o seu gato urinou. E, mais importante ainda, é dar-lhe muito amor e fazer gestos que o tranquilizem.


Evacuar dentro de casa

Os gatos saudáveis que evacuem dentro de casa podem estar a passar por uma situação de stress. Cubra o local afetado com papel de alumínio ou plástico para o demover, limpe a caixa de areia e seja carinhoso com ele.


Lamber-se em excesso

Se o seu gatinho estiver stressado, é natural que se lamba mais do que o habitual e morda uma área específica do pelo. A repetição deste comportamento pode provocar-lhe problemas de pele, por isso deve consultar o veterinário.

Mastigar lã 

Sim, é verdade! Algumas raças de gatos orientais – sobretudo os birmaneses e siameses – têm uma obsessão por mastigar lã. Não se sabe a causa deste comportamento – pode estar a reverter para um comportamento próprio da infância ou ser um sinal de stress. Se possível, tente demover o seu gatinho de o fazer.

Consentimento do Cookie