País

Apresentar o seu gatinho a outros gatos ou animais

No estado selvagem, os felinos têm pouco contacto com outros animais, são independentes e não dependem de mais ninguém para caçar ou sobreviver. O seu gatinho partilha estes instintos naturais, por isso é importante ajudá-lo a habituar-se a conviver com outros animais.

Invasão territorial

Se já tem um gato adulto, a chegada de um novo gatinho pode suscitar alguma rivalidade. Os gatos são extremamente territoriais, portanto é de esperar um período de ajustamento enquanto os dois felinos se vão habituando um ao outro. Seja paciente e não se preocupe. Eles vão acabar por ter uma boa relação – podem até tornar-se bons amigos, dormir juntos e limpar-se mutuamente!

Apresentar um gatinho a um cão

Se tem um cão, será mais fácil adotar um gatinho do que um gato adulto. De início, é aconselhável manter o seu gatinho num redil para salvaguardar a sua segurança. Se necessário, controle o seu cão com uma trela. É provável que o seu gatinho bufe ao cão. Mas não há razão para se preocupar, uma vez que é um comportamento perfeitamente normal. O melhor é deixar que eles se vão conhecendo – em poucas semanas, vão tornar-se bons amigos.

Apresentar um gatinho a animais mais pequenos

Se tem um porquinho-da-índia, hamster ou coelho, é importante não os deixar sair da gaiola quando o gatinho estiver por perto. Deve colocar os seus animais de companhia em locais diferentes, dar-lhes água, comida, afeto e a atenção de toda a família. Dessa forma, podem todos viver felizes em comunidade!

Consentimento do Cookie