País

Conhecer o seu gatinho

Quanto mais tempo passa com o seu gatinho, melhor o vai conhecendo – e melhor passará a reconhecer os instintos naturais que movem a sua personalidade e comportamentos.

O estilo de vida do seu gatinho em casa pode parecer muito diferente daquele que seria o seu comportamento no estado selvagem, mas os comportamentos que exibe são os mesmos de qualquer outro felino. Compreender os seus instintos naturais vai ajudá-lo a conhecer melhor o seu gatinho enquanto este se vai ajustando à sua nova casa.

Hábitos de higiene

Os hábitos de higiene são muito mais do que rotinas de limpeza. No estado selvagem, os felinos limpam-se uns aos outros como forma de fortalecer os seus laços sociais. Pode reproduzir este comportamento introduzindo rotinas semelhantes, o que lhe permite não só satisfazer os instintos do seu gato como é uma atividade que lhe proporciona imenso prazer!

Esfregar-se

No estado selvagem, os felinos usam o seu odor para enviar um sistema complexo de sinais que os ajudam a marcar o seu território e a evitar conflitos. A marcação pelo odor estabelece e fortalece vínculos sociais. Uma das formas de o fazer é esfregando o seu corpo nos objetos e locais que desejam marcar. Por isso, quando o seu gatinho encosta o corpo ao seu, está a marcá-lo como parte da sua família. Não se esqueça de retribuir este gesto com festas e carícias.

Tensões territoriais

Se trouxer outro gato para casa – ou se tiver um bebé recém-nascido – é comum os gatos modificarem os seus hábitos e urinarem em locais fora da sua caixa de areia. Este comportamento é perfeitamente normal – trata-se de uma resposta natural do seu gatinho sempre que sente que o seu território foi invadido.

Seja qual for o caso, vai ficar mais tranquilo quando a situação voltar ao normal! Eis algumas dicas para ajudar o seu gatinho neste período de transição:

• Tenha bebedouros e comedouros, camas e caixas de areia individuais para cada gato
• Coloque à disposição do seu gatinho arranhadores e poleiros para trepar – ele vai ver estes gestos como uma forma de expandir o seu território
• Dê tempo ao seu gatinho o tempo de que necessita para restabelecer o seu território
• Tranquilize o seu gatinho e demonstre-o com gestos de afeto e carinho

Rotinas frequentes

O seu gatinho vai habituar-se rapidamente às rotinas lá de casa. Vai aprender quando os membros da família vão dormir e a que horas se levantam, a que horas regressam do trabalho, os horários das refeições e o que os donos gostam de fazer para descontrair à noite. Manter estas rotinas e incluir o seu gatinho nelas permite ao seu pequeno felino ser mais sociável e confiante nas suas interações com o resto da família.

Consentimento do Cookie