País

Uma casa amiga dos gatos

Tal como os grandes felinos, o seu amigo felino também irá passar bastante tempo a explorar e a proteger o seu território – por outras palavras, a sua casa! Tem aqui algumas formas de ajudar o seu pequenino a seguir os seus instintos naturais, tornando a sua casa o mais acessível possível para ele.

Saída de casa

Colocar uma portinhola para gatos é uma bela forma de deixar o seu gato independente entrar e sair de casa à vontade – as portinholas transparentes são as ideais. É também uma boa ideia colocar um bom tapete junto à entrada do corredor de casa – é uma forma mais simples de lidar com patinhas sujas e o seu gato irá adorar lá cravar as garras.

Carpetes

Se tem um gato, vale a pena pensar acerca dos vários tipos de carpetes que tem em casa. Os melhores tipos são os que têm a superfície com pelo cortado, porque assim não é puxado facilmente pelas garras dele, como o que acontece com os de superfície mais enrolada – também para o pelo do gato não agarrar. Mas, resumidamente, quanto maior for percentagem de lã, melhor.

Lidar com as garras

Arranhar é apenas um dos muitos instintos naturais do seu gato. É um ato que não serve apenas para afiar as unhas antes de partir para a caça, mas também serve para marcar território através do cheiro e se marcas visuais. Para distrair o seu gato de arranhar a mobília, carpete ou cortinas – e também para fazer com que ele se divirta – encoraje-o a usar um poste arranhador.

Momentos peludos

O seu gato irá, naturalmente, moldando o seu pelo durante a vida. Você pode, por vezes, usar isto como uma vantagem – por exemplo, pode encorajá-lo a usar uma cama ou um cesto novo simplesmente ao escová-lo e colocar o pelo num local indesejado.

Debaixo da cama

No mundo exterior, a maioria dos gatos tem os seus esconderijos especiais. Eles usam-nos como retiros privados, seja para descansar ou para recuperar de doenças ou lesões. Com o seu pequeno amigo feline acontece o mesmo, e que melhor local para se esconder do que debaixo da cama? Pense em ter, pelo menos, uma tradicional estrutura de cama na sua casa – ao invés de um diva com uma base sólida – para criar um espaço natural de segurança para o seu gato.

Varandas

Se possui uma varanda, lembre-se de a tornar segura para gatos, colocando uma malha fina ou grades ao redor do corrimão. Dessa forma, tanto você como o seu gato, podem desfrutar da vista em segurança.
Consentimento do Cookie