País

Gatinhos e crianças

Não há dúvida, o seu gatinho é um ser adorável. E se tem filhos, não vai ter problemas em conseguir que as crianças se afeiçoem ao novo membro da família. No entanto, se as crianças forem particularmente irrequietas, tiverem comportamentos bruscos ou tocarem demasiado no seu gatinho, é natural que este possa ficar assustado.

Ara começar, peça aos seus filhos para acariciar o seu gatinho suavemente.

Assim sendo, é importante estabelecer as regras desde o início e ensinar os seus filhos a brincar com o gatinho.

Conhecer o seu gatinho

Quanto mais tempo passa com o seu gatinho, melhor o vai conhecendo – e melhor passará a reconhecer os instintos naturais que movem a sua personalidade e comportamentos.

O seu gatinho vai habituar-se rapidamente às rotinas lá de casa

O estilo de vida do seu gatinho em casa pode parecer muito diferente daquele que seria o seu comportamento no estado selvagem, mas os comportamentos que exibe são os mesmos de qualquer outro felino. Compreender os seus instintos naturais vai ajudá-lo a conhecer melhor o seu gatinho enquanto este se vai ajustando à sua nova casa. 

Apresentar o seu gatinho a outros gatos ou animais

No estado selvagem, os felinos têm pouco contacto com outros animais, são independentes e não dependem de mais ninguém para caçar ou sobreviver.

Se já tem um gato adulto, a chegada de um novo gatinho pode suscitar alguma rivalidade.

O seu gatinho partilha estes instintos naturais, por isso é importante ajudá-lo a habituar-se a conviver com outros animais. 

Aprender desde cedo

As coisas que o seu gatinho experiencia nos primeiros meses irão influenciar o resto da sua vida. Quanto mais ele experimentar durante este importante período, mais aberto e confiável será quando chegar a adulto.

Quanto mais o expuser à vida do dia-a-dia, mais confiante será o seu gatinho.

A mãe sabe tudo

A primeira e mais importante professora do seu gatinho é a sua mãe. As mães ensinam tudo o que sabem para os gatinhos sobreviverem. Esses ensinamentos vão desde a forma como olha para o seu pelo e garras, até ao treino para a higiene pessoal.

Ambientar-se

É um grande dia quando leva o seu gatinho para casa pela primeira vez. A chegada dele não irá apenas melhorar a sua vida – vai mesmo mudá-la! Antes da chegada do seu gatinho, assegure-se que tem tudo o que precisa para deixá-lo calmo e feliz.

Após levar o seu gatinho para casa, tente manter o mais possível a casa calma e pouco agitada.

Se tiver crianças ou mais algum gato, precisa de fazer introduções pacíficas e cuidadas. Se conseguir estabilizar as coisas desde o início, todos irão ter uma vida repleta de felicidade!