País

Comportamentos sociais

Se há uma coisa que torna o seu gato especial é o seu espírito independente. Mas serão os gatos mais sociáveis do que pensamos?

Para além de se limparem mutuamente, os gatos gostam de esfregar a testa, bochechas, flancos e, por vezes, a cauda em outros gatos.

Hábitos de higiene

Embora sejam independentes, os gatos desenvolvem, por vezes, relações com outros gatos. Limparem-se uns aos outros contribui para a formação destes vínculos. 

Um gato barulhento

Como a maioria dos felinos, é natural que o seu gato seja muito comunicativo. Mas há uma diferença entre uma conversa amistosa e deixá-lo acordado a noite toda! Se o seu gato mia muito, não se preocupe – há muitas coisas que pode fazer para lidar com a situação.

Um miar incessante pode ser uma forma do seu gato chamar a sua atenção.

Mostrar-lhe a porta da rua

Às vezes, é impossível ganhar. O seu gato tanto mia porque quer sair de casa como, de repente, mia porque quer entrar. É o seu espírito independente a vir ao de cima. Mas há uma solução simples – colocar uma portinhola na porta de casa.

Escolher um gato

Muitos parabéns! Decidiu escolher um gato. Mas, qual é o tipo de gato que melhor se adequa a si? Um gato de raça pura? Com pelo comprido ou curto? Macho ou fêmea?

De uma coisa pode ter a certeza – há uma imensidão de gatos que pode escolher.

Possivelmente até se poderá estar a perguntar se deve ter dois ou mais gatos, apenas para duplicar ou triplicar a diversão, ou até para que eles nunca se sintam sozinhos.

Compreender o seu gato

Tal como os grandes felinos, o comportamento do seu amigo felino é conduzido por uma grande variedade de instintos naturais. Ao compreendê-los irá ter uma ideia muito mais clara do que ele quer ou não quer.

O seu gato comunica consigo constantemente – apenas precisa de o ouvir e observar!

Dessa forma, não vai cair na esparrela de pensar que o seu gato está a ser desobediente ou teimoso… e você irá perceber que ele apenas está a ser um gato!