País

Um gato barulhento

Como a maioria dos felinos, é natural que o seu gato seja muito comunicativo. Mas há uma diferença entre uma conversa amistosa e deixá-lo acordado a noite toda! Se o seu gato mia muito, não se preocupe – há muitas coisas que pode fazer para lidar com a situação.

Mostrar-lhe a porta da rua

Às vezes, é impossível ganhar. O seu gato tanto mia porque quer sair de casa como, de repente, mia porque quer entrar. É o seu espírito independente a vir ao de cima. Mas há uma solução simples – colocar uma portinhola na porta de casa. O seu gato irá aprender rapidamente a usá-la e, assim, pode entrar e sair sempre que quiser.


Horários das refeições

O seu gato pode miar quando está com fome. Se for este o problema, experimente seguir as diretrizes que se encontram nas embalagens dos nossos produtos ou deixe um prato de ração seca para ele ir comendo ao longo do dia. Contudo, a longo prazo, é aconselhável estabelecer horários regulares para cada refeição. Assim que se habitue aos horários, o seu gato vai perceber que não precisa de o recordar quando chega a hora de comer.

Muitos miminhos

Um miar incessante pode ser uma forma do seu gato chamar a sua atenção, por isso é importante fazer-lhe festas com frequência. Deixe-o sentar-se no seu colo enquanto vê televisão, mas não se esqueça de dedicar algum tempo às brincadeiras.

Impor limites

É natural que o seu gato deixe de miar quando consegue o que quer. Mas se o barulho continuar, mesmo depois de satisfazer as suas necessidades, o melhor é ignorá-lo – mesmo que não seja uma tarefa fácil. Se ceder às birras do seu gato, ele vai interiorizar que quanto mais miar mais atenção recebe!

Recompensar o bom comportamento

Tal como os outros felinos, o seu gato gosta de receber recompensas, portanto é importante fazê-lo nos momentos em que ele está tranquilo. Espere até que o seu gato pare de miar e diga-lhe que se portou bem. Pode ainda recompensá-lo dando-lhe um biscoito, fazendo-lhe festas ou brincando com ele.

Ajudá-lo a descontrair

Se o seu gato mia constantemente, é possível que esteja aborrecido ou ansioso. Nestas alturas, os brinquedos fazem maravilhas, sobretudo aqueles que são desafiantes, como brinquedos interativos. Estes brinquedos usam uma bola para estimular o seu gato e ajudá-lo a melhorar a sua resistência.

Talvez esteja doente

Embora, muitas vezes, o miar incessante se deva a uma necessidade de atenção, em alguns casos pode ser sinal de que o seu gato está doente ou com dores. Observe o comportamento do seu gato para tentar perceber qual é o problema. Por exemplo, se o seu gato mia quando come, pode ter dor de dentes ou dificuldade em engolir. Se mia quando está na caixa de areia, pode ser sinal de obstipação ou dificuldade em urinar. Em caso de dúvida, consulte o seu veterinário.
Consentimento do Cookie