País

Gatinhos e crianças

Não há dúvida, o seu gatinho é um ser adorável. E se tem filhos, não vai ter problemas em conseguir que as crianças se afeiçoem ao novo membro da família. No entanto, se as crianças forem particularmente irrequietas, tiverem comportamentos bruscos ou tocarem demasiado no seu gatinho, é natural que este possa ficar assustado. Assim sendo, é importante estabelecer as regras desde o início e ensinar os seus filhos a brincar com o gatinho.

Entrar no “jogo do gato”

O “jogo do gato” é uma excelente forma de os seus filhos verem o mundo através dos olhos do seu gatinho. Peça-lhes que se coloquem de gatas com o rosto próximo do chão e finjam que são um gato! Se tiver mais do que um filho, peça a um que se coloque naquela posição enquanto os outros saltam e brincam à sua volta. Em seguida, troque-lhe os papéis. Desta forma, as crianças vão poder constatar como o mundo parece grande na perspetiva do seu novo companheiro de brincadeiras.

Brinquedos

Uma excelente forma de mostrar aos seus filhos como devem acariciar um gato é dando-lhes um gatinho em forma de brinquedo! Incentive-os a serem cuidadosos e demonstre-lhes diferentes formas de afagar, fazer festas e bater. Ao mesmo tempo, pode mostrar-lhes como o seu gatinho gosta de ser tocado.

Onde tocar

Os gatos adoram ser tocados nas orelhas, peito, pescoço e costas. Não deixe que os seus filhos toquem na barriga nem nas patas traseiras do gato – estas são áreas muito sensíveis. Ensine ainda os seus filhos a reconhecer os sinais de que o gato já não deseja contacto físico, indicando que devem parar de o fazer.

Primeiras apresentações

Para começar, peça aos seus filhos para acariciar o seu gatinho suavemente. Lembre-lhes que devem tocar o gato com cuidado e gentiliza. Mantenha-se por perto sempre que os seus filhos estejam a fazer festas ao gato e certifique-se de que estes períodos são divertidos e de curta duração.

Brincar com cuidado

À medida que o seu gatinho se vai habituando ao seu novo ambiente, pode começar a mostrar aos seus filhos como brincar com ele. É preferível usar brinquedos do que as mãos, sobretudo no caso de crianças que tenham um trato um pouco mais agressivo! É importante deixar o seu gatinho ir embora quando este o desejar – tal como as crianças, os gatinhos cansam-se com facilidade e precisam de dormir sestas.

Consentimento do Cookie