País

Olhos, ouvidos e pele

Os olhos e os ouvidos dos gatos são extremamente sensíveis, tal como os dos felinos em estado selvagem. Uma visão apurada faz destes animais caçadores natos, e a sua audição afinadíssima permite-lhes detetar os mínimos movimentos de possíveis presas.

Embora seja importante consultar o seu veterinário se estiver preocupado com a saúde do seu gato, há algumas coisas que pode fazer em casa para garantir que os olhos, os ouvidos e a pele do seu gato estão de boa saúde.


Olhos saudáveis

Para examinar os olhos do seu gato, basta seguir os seguintes passos:

• Puxe cuidadosamente a pálpebra inferior do seu gato – a área visível deve ser cor-de-rosa
• Veja se as pupilas têm um tamanho normal
• Posicione o seu gato junto a uma janela, abra e feche as cortinas e verifique se as suas pupilas reagem normalmente às mudanças de luz
• Veja se os olhos produzem secreções ou se estão excessivamente lacrimejantes – estes podem ser sinais de uma infeção ocular

Caso note algo fora do comum, consulte o veterinário para fazer um check-up completo.


Ouvidos saudáveis

Se o seu gato abana muitas vezes a cabeça ou coça as orelhas, pode indicar que tem algum problema. Eis como pode examinar os ouvidos ultrassensíveis do seu gato:

• Mantenha os seus ouvidos limpos e sem sujidade
• Verifique se têm uma cor rosa mais forte do que é habitual
• Fortes odores podem indicar uma infeção
• Cera – sobretudo uma cera de cor escura ou de textura pegajosa – pode ser um sinal de uma infeção ou ácaros

As infeções causadas por ácaros são relativamente fáceis de tratar com gotas ou um “spot on” especial que se aplica na zona das omoplatas dos gatos. Se tiver mais do que um gato em casa, estes também devem ser tratados. O seu veterinário pode aconselhá-lo sobre quais os tratamentos que são mais indicados para o seu gato.

Outros problemas incluem o engrossamento da pele na zona exterior da orelha – que precisa de ser limpa regularmente – ou um intumescimento súbito da aba da orelha, que pode ser uma bolha de sangue, geralmente resultante de um coçar excessivo. As bolhas de sangue, por vezes, provocavam feridas na aba da orelha que podem danificar a audição – estas precisam de ser removidas cirurgicamente. Por último, importa referir os pólipos que são caroços espessos que impedem a circulação de ar no interior do ouvido do gato, provocando problemas de saúde. Também estes podem ser facilmente removidos através de um procedimento cirúrgico.

Se estiver preocupado com os ouvidos do seu gato, consulte o seu veterinário.


Pele saudável

Se nota que o seu gato se lambe ou coça mais do que é habitual, pode ser sinal de um problema cutâneo como, por exemplo, eczema – frequentemente causado por uma reação alérgica às picadas das pulgas. Se não for tratado, podem formar-se crostas que lhe dão a sensação de pelo áspero. E, infelizmente, lamber-se só vai pior as coisas! O seu veterinário pode indicar-lhe o melhor tratamento.

A comichão do seu gato também pode ser causada por uma alergia alimentar. Se este for o caso, o seu veterinário poderá aconselhar-lhe uma alimentação alternativa.
Consentimento do Cookie