País

Check-ups de saúde em casa

No seu habitat natural, os rituais de higiene ajudam os felinos a manterem os seus vínculos sociais. Pode fortalecer a sua relação com o seu gatinho da mesma forma, fazendo check-ups regulares do seu estado de saúde. E é bom começar desde cedo – dessa forma, o seu gatinho vai habituar-se à ideia e começar a ver estes momentos como parte da sua rotina.

Pense no conforto do seu gatinho

Antes de examinar o seu gatinho, escolha um local onde ele se sinta confortável – como o seu colo ou uma cama. Enquanto o examina, seja cuidadoso e vá usando palavras de conforto para o tranquilizar.

Respiração e abdómen

Ouça a respiração do seu gatinho, para verificar se tem um ritmo normal e se é forçada. Com muito cuidado, passe as mãos pelos flancos do corpo do seu gato, para ver se encontra algo fora do normal.

Olhos e ouvidos

Examine os ouvidos do seu gatinho e veja se tem arranhões na zona da aba exterior da orelha, sinais de inflamação ou cera de cor escura. Relativamente ao exame ocular, verifique se os olhos do seu gatinho têm secreções, inflamação ou sinais de lesão. Evite tocar no globo ocular e não aplique gotas sem consultar o seu veterinário.

Boca e nariz

Abra a boca do seu gatinho com cuidado e veja se tem dentes partidos, gengivas inflamadas ou acumulação de placa bacteriana. O nariz do seu gatinho é um bom indicador do seu estado de saúde – deve estar frio e húmido. Se o seu gatinho tiver crostas no nariz ou se espirrar em excesso, pode ser sinal de constipação. Em caso de dúvida, marque uma consulta no veterinário para realizar um exame mais completo.

Garras

Examine as patas do seu gatinho para ver se tem unhas partidas ou em falta. Deve ainda procurar por lesões na área de pele macia entre as suas almofadas. Pressionar levemente as parte anterior das patas faz sair as garras – lembre-se que são muito afiadas!


Fale com o seu veterinário

Caso esteja preocupado com algum aspeto da saúde do seu gatinho, mantenha-se atento durante um ou dois dias. Se o problema persistir, consulte o veterinário.
Consentimento do Cookie